BIM 3D, Mercado Imobiliário, Tecnologia

Software BIM provoca mudanças judiciais na construção civil

Recentemente, o Governo Federal assinou um decreto, no qual determina que todos os profissionais de Engenharia e Arquitetura deverão utilizar obrigatoriamente o software Building Information Modelling (BIM) a partir de 2021.

Se você não já não conhecia o BIM antes, agora é um momento crítico para conhecer a fundo este software que já vem revolucionando o mercado há algum tempo.

Por isso, a Building Solutions traz neste artigo mais detalhes sobre o BIM e como se preparar para esta mudança judicial.

O que é um Software BIM exatamente?

Atualmente, um dos mais conhecidos entre os softwares da área é o AutoCad, que na realidade, nada mais é do que uma extensão das tecnologias BIM.

Sua principal funcionalidade é a projeção de obras em dimensão 3D, seguindo os sistemas da tecnologia base.

Aqui na Building Solutions temos o MIC – (Modelo Inteligente de Construção), que é um software que integra todas as partes do sistema.

A “pequena” diferença é a seguinte:

O AutoCad vai até a projeção 3D do projeto, já o MIC vai do 3D vai até o 7D, integrando todas as etapas de um projeto de construção.

Esta tecnologia é considerada como um dos principais pivôs da transformação digital da construção civil.

gif animado de um projeto feito no sistema bim se movendo

E quais são as implicações reais desta lei?

Como toda lei desta magnitude, ela será implementada aos poucos no país.
Neste ótimo artigo da INBEC, você encontra mais detalhes de como e em quais áreas da construção civil esta mudança acontecerá.

Mas uma coisa é certa: quem não adotar o quanto antes softwares como o MIC, que são mais completos e eficientes para os projetos, ficará para trás no mercado.

Quer saber mais detalhes de como o MIC pode ajudar seus projetos de construção?
Agende uma reunião informativa conosco preenchendo este formulário.

. . .

A Building Solutions se preocupa em deixar nossos leitores sempre atualizados e bem informados, por isso, fique de olho no nosso blog para mais conteúdo de qualidade.

Deixe uma resposta