Homem segurando computador com as duas mãos e imagens de computação de longe
BIM 7D

Gestão das Instalações com Software BIM 7D

Forma eficaz de gerir edificações com segurança e praticidade

Atualmente, os softwares BIM que operam entre as dimensões 3D e 5D são considerados os mais populares entre os profissionais que ocupam cargos de gestão.

Dando sequência as abordagens anteriores sobre cada dimensão da tecnologia BIM e suas vantagens, hoje será abordado a dimensão 7D.

Sabe-se que o uso de um software BIM vai desde o processo de desenvolvimento de um projeto de engenharia até a gestão do empreendimento pronto.

É nesse último ponto que um Software BIM 7D executa um trabalho excepcional. Essa dimensão tem como objetivo e finalidade consolidar todos os processos da construção de uma edificação.

engenheiros se cumprimentam durante um projeto de gestão

Após uma obra ser finalizada e entregue, ainda existe a necessidade de realizar a gestão do que foi construído, seja em termos de manutenção dos sistemas instalados ou do planejamento dos materiais e objetos que precisam ser substituídos ao longo do tempo.

Como o BIM ajuda na Gestão de Projetos

Ao acessar a garantia de equipamentos, manuais de instrução, planos de manutenção e lubrificação obtidos com os fabricantes e fornecedores, toda essa informação pode ser inserida no software para controle. A partir daí, fica muito fácil prever quais serão as próximas

Os softwares BIM 7D podem ser utilizados pelos gestores da operação e manutenção das instalações durante todo o ciclo de vida.

É uma boa opção de gestão para síndicos de condomínios privados que estejam em busca de inovar, dar praticidade ao dia a dia e deixar todos os processos muito bem estruturados.

A sétima dimensão do BIM permite que os usuários rastreiem dados de ativos relevantes e extraiam informações úteis para uma gestão bem planejada das diversas instalações.
O software pode ser utilizado, por exemplo:

Para checar o status de um sistema hidráulico e a necessidade de troca de alguma válvula, ou as especificações do plano de substituição de peças de um elevador.

Muitos outros sistemas podem ser verificados, como os elétricos e de refrigeração, o que previne muitos incidentes e reforça a segurança do ambiente.

Há, também, grande vantagem em facilitar o atendimento da nova norma de desempenho para edificações, a NBR 15575.

O MIC acredita no ganho de força da utilização desse tipo de software em edificações nos próximos anos, tendo em vista que empresas estão buscando cada vez mais metodologias de gestão ágeis e práticas.

Tudo que facilita a vida do ser humano ganha valor com o tempo e, por isso, disponibilizamos essa dimensão para os nossos usuários com uma grande diversidade de funções fáceis de manusear.

Deixe uma resposta