Mercado Imobiliário, Tecnologia

Software BIM Para Engenharia Civil e Arquitetura

Nova lei determina adaptação do Software BIM para construção civil e Arquitetura.

Novos tempos trarão novas tecnologias e soluções rápidas para os mais diversos seguimentos, hoje falaremos do Software BIM (modelagem da informação da construção).

Atualmente a Engenharia Civil e Arquitetura no Brasil se utilizam mais especificamente da tecnologia 3D conhecida como Auto Cad.

A partir de 2021 foi assinado um decreto onde todas as empresas da áreas de Construção Civil e Arquitetura serão obrigados a utilizar o Software BIM de sua preferência.

imagem de um engenheiro contemplando o futuro com o software bim

Qual é a real finalidade deste Software?

  • Uso 3D – Facilita a comunicação entre diversos projetistas, construtor e até as vezes o cliente final.
  • Uso 4D – Analise sequencial da obra sendo construída pelo computador, consegue identificar algumas falhas no planejamento e fazer algumas analises difíceis de fazer no método tradicional, como estudo de logística da obra, acompanhamento do que está sendo executado. Em comparação com o que estava previsto no projeto para identificar possíveis falhas e tomar uma decisão por parte da equipe de obra.
  • Uso 5 D – Analise de custos, ele calcula quantas janelas de tal material existem por ex e qual o valor unitário de cada uma, multiplica e encontra o orçamento.
  • Uso 6D – Sustentabilidade – analise térmica e dinâmica de calor e luz em diversos períodos do dia e do ano, com isso, você pode escolher o melhor local para um ar condicionado por ex para reduzir os gastos com energia elétrica.
  • Uso 7D – Você tem todas as informações de como ele foi construído, por ex tem a data de Instalação de um gerador, manuais de instruções de uma bomba hidráulica, alterações de Medidas que foram feitas na obra. Pode ser utilizado por um síndico e equipe de manutenção/reparos de um edifício.

Agora que entendemos mais sobre todos os benefícios deste incrível Software sabemos que mesmo que não fosse uma lei você e sua empresa não podem ficar de fora das inervações.

O MIC, Modelo Inteligente de Construção, tem todas as ferramentas tecnológicas para que sua empresa continue a crescer e seja inovadora.

Deixe uma resposta